segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Solidariedade e respeito à Terra

Buenas amigos. Recomeçando a lida aqui em nosso espaço terrunho, depois de dias sem postar nada, reavivo o braseiro e começo a cevar o primeiro mate de 2011.
Ano que chega convocando gaúchos e brasileiros para a ação e reflexão de solidariedade. O clima neste início de ano, tem posto à prova brasileiros de quase todas as regiões. Da seca no Sul do Rio Grande à enxurrada no Sudeste do país, vemos os extremos da escassêz d´àgua para a população e também para a produção de alimentos, afetando campo e cidade, enquanto que no Centro, nossos irmãos sofrem com o excesso de chuvas, que resultou talvez na pior catástrofe climática da história recente do Brasil. As imagens de desolação, principalmente com as perdas humanas no Rio de Janeiro, a mídia mostra incessantemente. Cabe a nós agirmos da maneira que for possível neste momento, e para isso existem os pontos de recolhimento de mantimentos, como água, alimentos não perecíveis e roupas que podem ser encaminhados para a Defesa Civil do RS, no Armazén 7 do Cais do Porto, na Avenida Mauá em Porto Alegre.
Fica aqui a reflexão sobre o exercício de solidariedade que 2011 vem nos trazer e uma reflexão mais profunda quanto ao clima: sabemos que o Verão na região do Pampa tem a característica de ser mais seco em alguns anos e que as chuvas torrenciais atingem regularmente o mês de Janeiro no centro do país. Mas a intensidade com que isto acontece preocupa, e serve de alerta para as pessoas repensarem sua relação e atitude com o meio ambiente, e o poder público reformular de maneira sustentável a ocupação urbana no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário