terça-feira, 5 de abril de 2011

Há tanta charla!

Buenas meus amigos. De volta às postagens neste espaço. Tive muito trabalho de comunicação e jornalismo no mês de Março, tendo de fazer plantão em vários horários, o que dificultou minha concentração para o blog. Mas não posso deixar passar um mês em branco. Perdoem o descaso. Vamos de agora em diante, mantê-lo firme, atualizado!
Também se acumulam idéias, assuntos, anseios conversarmos e matearmos neste fogo grande que se acende da cultura nativa do Pampa Sul-Americano.
Aproveitar que estamos no início de Abril, mês de aniversário do meu avô materno, em sua memória, e do amigo e colega jornalista, Vicente Fonseca, e a todos leitores que passarem por este blog, especialmente em Abril, não poderia deixar de "linkar" um video do Youtube, com imagens da cidade de Minas no Uruguay, no mês de Abril, que inspirou os compositores Santos Inzaurralde e Santiago Chalar, a comporem "Minas y Abril", um dos mais lindos temas do cancioneiro uruguaio e pampeano.
Fazendo referência também aos usuários que captaram/ fotografaram as imagens e às postaram no Youtube sincronizando-as com a música Minas y Abril, num belo momento para fazer "costado" para o mate de manhã cedo ou do final da tarde, ou mesmo para recompor as energias à qualquer hora do dia.
Repito, todo o crédito e mérito das imagens são dos usuários que estão identificados com seu devido login no Youtube. Apenas mostro o caminho das coas buenas que vou "campeando" pela web.



A cidade de Minas, está situada no Departamento de Lavalleja, República Oriental del Uruguay, e sua fundação data de 1783, com o nome de Villa de la Concepción de las Minas. Está a 121 km, à Nordeste de Montevideo. Sua população em 2004, era de quase 38 mil habitantes.
O cantor e compositor Santiago Chalar, natural de Minas, além de cantar sua terra, foi médico no Hospital local, atendendo os pacientes, do tratamento clínico à terapia musical, pois nos momentos de folga, tomava a guitarra nas mãos e cantava para as pessoas hospitalizadas.
Santiago Chalar, seu nome artístico. De batismo, Carlos Paravís. Chalar, vem do charrua "inchalar", que significa, amigo, amizade.

Especial escrever e matear novamente aqui com vocês. Com as imagens de Minas, tão semelhantes à Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul, por onde passa o rio Camaquã, com o cantar do Santiago Chalar, e a luz do Outono. Já observaram a luz solar no inicío das tardes do mês de Abril, desses dias que estamos vivendo?
Nas flores que brotam rosadas das paineiras, e na tinta azulada do céu nesta época. Procurem observar o horizonte, até umas 17h50min, num dia de céu limpo em Abril, e sintam a alegria de se estar vivo!
Como diz a música: "qué se Diós baja en la Tierra, en el alto desas sierras, baja en Minas y Abril".

Um comentário:

  1. Obrigado pela saudação, caro amigo.

    As tardes de abril são realmente sensacionais.

    Abraço!

    ResponderExcluir