Escrevo desde Bagé, paralelo 31°S, região onde habitaram os charruas, nativos da Nação Pampeana, de vida nômade, cujas habitações eram toldos, as tolderias, que caracterizavam a sua presença onde estivessem montadas. Até meados do século XVIII, as tolderias demarcavam lugares do hoje município de Bagé: a Tolderia das Palmas, e a Tolderia dos Cerros, conhecido atualmente como Três Cerros, onde estão localizadas as antenas da emissora de TV local.
Escrevo referenciado nessa ancestralidade de civilização nativa, pois é o sentimento de quem retorna de um grande centro urbano à sua terra adotiva, onde cresci e onde meus pais vivem. Posso considerá-la natal, pois o amor e a raiz me envolvem quando meus olhos tomam a direção da antiga Tolderia dos Cerros, e em alma, renasço então aqui.
Neste retorno, até uma chuva forte na chegada, pra reanimar a terra, e quem vive dela, e toda população da cidade que está sob racionamento d´água. Mais um fato que serve com reflexão para o aumento da nossa consciência ambiental, como tutores e guardiães da Terra, em maiúscula, numa alusão à visão Planetária. E cuidar do planeta, pode começar em nossa rua, em nossa casa, no bairro que habitamos.
E o que motiva este comunicado desta terra de fronteira, é o Outono que já recebe alguns matizes de Inverno, de ar gelado, de "Sur", trazido nos ventos austrais, que recolheram no monte Aconcágua, entre a Argentina e o Chile, sinais de som das guitarras e seus acordes de tonadas "mendocinas", quando sentimos e ouvimos o vento aqui, na porta da fronteira, que se abre para receber nativa, nos seus cerros, nas suas tolderias, o canto crioulo da América Meridional.
Uma Feliz Páscoa, muita luz, paz e alegria!
mendocinas - alusivo à província de Mendoza, noroeste da Argentina, conhecida pelos excelentes varietais viníferos do país, e pela beleza melódica de ritmos como zamba e tonada.
Sur - Sul em espanhol.
austrais - referente ao Sul.
Aconcágua - monte de mais de 6960 m de altura, o mais alto de toda a América, situado na província de Mendoza, no Parque Provincial do Aconcágua, onde em seu cume, se avista à Leste, o deserto que caracteriza a região, e à Oeste o Chile, avistando-se também o Oceano Pacífico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário