terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pra iluminar o caminho do Ano que começa

Escrevo estas linhas aqui na Capital, enquanto a chuva constante e mansa deixa a benção natural lá fora. Que as correntes de vento e os movimentos do clima não esqueçam da região da Campanha do Rio Grande do Sul, e acalmem o tempo pelo Sudeste brasileiro.
Porém, muita coisa linda nesta transição de ano, através da companhia dos amigos e familiares nos mates¹, num assado², ou numa guitarreada³ e a nossa alma iluminada nestes momentos. Dos encontros com o Guaíba entre a Tristeza e Assunção, e o murmúrio de suas águas que me trazem a melodia mais ao Sul ainda, da Costa Doce da Lagoa dos Patos.
E dentre essas "cosas buenas" que vivenciamos, quero compartilhar o momento telúrico desta composição chamada "Um Quarto de Ronda ao Campo", de autoria de Miguel Cimirro(In memorian), Matheus Neves da Fontoura e Juliano Moreno, e participou da 4ª Edição da Manoca da Canto Gaúcho, na cidade de Santa Cruz do Sul. Um tema dos mais puros que tenho escutado nestes meus 30 anos de vida. Uma melodia que faz bem e adoça a alma, e uma poesia que eleva o espírito, trazendo consciência e plenitude para seguirmos adiante. A letra remete às toadas e tropas, estilo que os tropeiros cantavam para entreter o tempo nesta lida, e questiona nos dias de hoje, onde está essa autenticidade de alma, de canção e lida campeira. Certamente, ela se reencontra na alma dos seus autores, no cantar incontestável do Juliano Moreno, e no sentimento dos amigos e leitores que passam por este espaço. Um forte abraço!

1. Mates - plural de mate, o chimarrão, bebida de origem indígena, consumida pela nação Quíchua do Alto Peru e Argentina e que se ambientou entre os índios guaranis. Se consome quente.

2. Assado - maneira que se denomina o churrasco de carne bovina ou ovina na região da fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai e Argentina.

3. Guitarreadas - reunião de amigos que cantam canções da Pampa, entre milongas, chamarras, chamamés, zambas e toadas e se acompanham com a guitarra(violão), durante uma roda de mate ou no preparo de um assado.

Guaíba - rio ou lago que banha o município de Porto Alegre e faz a ligação do rio Jacuí com a Lagoa dos Patos

Tristeza e Assunção - bairros localizados na Zona Sul de Porto Alegre, com rara beleza natural, se estendendo até a beira do Guaíba, num ecossistema que caracteriza a Costa Doce do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Sinto-me bem nesse espaço, meu amigo. Tuas palavras me passam uma calma impressionante. Parabéns pela poesia!

    Abraço.

    ResponderExcluir