segunda-feira, 26 de abril de 2010

Belém Novo em Abril

Bonito mesmo são os campos de Belém Novo em Abril. Impressionante, mas falo de campos, mato nativo e água pura em plena Porto Alegre. Quase não percebemos que existe esta área rural, nativa na cidade cosmopolita, que na sua amplitude é um município. Poucos os que enxergam além do perímetro urbano, talvez porque infelizmente temos um modo de vida introjectado pelo sistema social e ecônomico ocidental, "moderno", que pouco nos permite a contemplação com o puro. Bom, por sorte, existe o Gustavo Faraon e seu retiro de campo lá no Belém Novo, onde foi realizada mais uma edição do Cofatrago, evento que reúne a gurizada da minha turma de Jornalismo da UFRGS, para um bom assado, uma cervejinha, refri, mineral, um mate à preceito, claro, e muito jogo de truco.
Porém, esta sede nos possibilita jogar uma boa partida de futebol, além da contemplação à beira do Guaíba, do remanso das suas águas, veleiros e céu, ao fim da tarde. Conjunção de amizade, fraternidade, natureza e cultura gaúcha. Lembro até os versos do saudoso Cenair Maicá, "ah que beleza de rio, que me faz voltar aqui...". Amigo Fonseca, demorou mas está aqui registrado, mais este Cofatrago, muito especial por sinal. Deixo aqui meu agradecimento ao amigo Faraon por mais esta grande acolhida, também aos teus familiares. Vou cevar um mate e oferecer ao Juliano Amengual, Allgayer, Fred, Menezes, e aos demais amigos que lá estiveram.
E já aproveito para recomendar esse ótimo espaço de informação e jornalismo esportivo, de coordenação de Vicente Fonseca, aí ó:
http://cartanamanga.blogspot.com/

Gurizada, este amigo aqui, sempre atrasado não é? Até o Grenal já passou e ainda não havia publicado uma nota sequer do nosso memorável Cofatrago. Que barbaridade! Aquele abraço meus irmãos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Adentro!

Os pássaros despertam a vida na gente. Descobri isto, hoje pela manhã, por volta das 9 horas. Os sabiás e pardais que se aquerenciam nas árvores da Praça da Matriz de Porto Alegre, e no jardim da Catedral, parecem desafiar a incompreensão concreta de um grande centro urbano. Ao ouvir seu canto doce e puro, como as serenas manhãs de Outono, percebi que sua música me levava longe. Imaginei e senti, como deveria estar linda a campanha naquele momento, e nesta manhã.
Com a inspiração do cantar dos sabiás, bem-te-vis, entre outros amigos, lembrei-me de um fato que originou o nome do maior grupo de folclore da Argentina. Na província de Salta, existe o Chalchal, um arbusto cujos frutos servem de alimento para um pássaro chamado Zorzal. Este pássaro é conhecido por isso, como Chalchalero, e inspirou os jovens Victor Zambrano, Carlos Sosa, Aldo e Jose Carlos Saravia para adotar o seu nome no grupo, e levar eternamente o canto puro e genuíno da terra de Salta ao mundo inteiro.
Quando ouvi os amigos cantando por entre as copas das árvores aqui da praça, me veio a imagem do campo, junto ao gosto do mate, e não pude deixar de pensar e escrever que a natureza é ainda a nossa maior inspiração. Um bom início de semana a todos! Abaixo o link para o site de Los Chalchaleros:
http://www.loschalchaleros.com.ar/

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uma rádio Regional por excelência

Uma outra grande notícia aos leitores e "mateadores" deste cyber-espaço(acho que é assim que se escreve srsrrs). Já divulgada aqui em artigo, a www.radiosul.net, emissora da web que toca o melhor da cultura gaúcha e sul-americana, tem agora um link atualizado com notícias e o respectivo acesso para o seu site. Confira sempe à direita, logo abaixo do perfil desta "mala" que vos escreve, o espaço da rádio do Leôncio, do Juliano, do Maurício, daquela indiada toda, que disponibiliza 24hs, a programação de qualidade da música sulina. Aproveitando a mesma "recorrida", também o nosso blog Cevando um mate, está entre os sites parceiros da emissora. Unindo nossas idéias e sentimentos em torno da difusão e valorização da cultura gaúcha.
Gracias Maurício Lopes, Juliano Gomes e Leôncio Severo pela parceria. Saúde e paz a todos vocês, e muita luz no caminho da radiosul.net, pra "bebedouro das almas".

Conhecendo o campo e seus valores

Amigos, que alegria podermos iniciar o mate dessa semana. Os raios solares do Outono "dibujando" o céu de Abril do Sul, numa época em que o zênite celeste deste hemisfério, tem sua tonalidade de azul mais bonita, para muitos observadores. Recordo-me de uma campereada nos campos do Pavão, onde está localizada a Agropecuária Santa Judite, município de Capão do Leão, RS. Meu amigo, campeiro e engenheiro agrônomo Bernardo Moreira num zaino, de nome Farroupilha, e eu no lombo de um colorado cinco salsos, percorríamos as várzeas do Pavão, quando ao mirar o azul do céu, detive minha observação naquela tonalidade celeste até então não percebida naqueles meus 22 anos de vida. Talvez despercebida, porque a tinha guardada dentro d´alma e do próprio subconsciente. Ao resplandecer minhas retinas naquela vastidão de azul, comecei a entender, por exemplo, os versos de Santos Inzaúrralde e Santiago Chalar na canção "Minas y Abril, que diz, "que cuando Díos baja en la tierra, baja en Minas y Abril. Minas, localidade do país vizinho e hermano Uruguai, onde o céu apresenta talvez más tonos de azúles, em razão da sua situação de latitude dentro do Hemisfério Sul, isto é, ainda mais ao Sul.
E recorrendo os campos da minha infância, não é que Abril era o mês com os dias mais lindos de sol e azul.
Amigos, estou escrevendo estas reflexões, também para mandar um abraço e agradecer meu amigo Bernardo pelas campereadas na Estância, onde muitas outras virão, irmão de fé, campo e alma. Um abraço do Dindo à ti e à Vanessa.
E com a sua licença amigo Eron Vaz Mattos, deixar postado neste blog, o vídeo do Teu Canto, interpretado de forma definitiva pelo Xirú e o Silvério. Os valores humanos que representam a simplicidade, a autenticidade e a dignidade do campo, do Pampa, estão ilustrados pelas pessoas, e a natureza que aparecem nesta apresentação.
Uma comunicação tão necessária e indispensável, num mundo dominado por uma mídia tão esquizofrênica.
Gracias Eron Vaz Mattos, por iluminar o planeta Terra, desde sua terra madre, Bagé!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Passando o mate

Já agradeço aos amigos por terem visitado e cevado os primeiros mates, ao Fonseca, amigo e colega jornalista, grande pensador, ao meu cunhado e "irmão" Marcos, e tocaio também ehehehe, pai da Manuzinha, é uma alegria imensa ter recebido a mensagem de vocês. Obrigado pelo carinho e tia Marília não te preocupa, que já deixo o teu beijo aqui postado ehhehe. Uma hora o comentário embesta de entrar ehehehhe!

Aproveito pra lembrar os amigos que neste Sábado temos o programa Motivos de Campo pela Rádio da Universidade 1080 AM, das 9hs às 10hs. É possível ouvir pela internet também, www.ufrgs.br/radio.

Falando em rádio, música gaúcha, nativismo, folclore argentino e uruguaio, acessem também a rádio pela web do nossos amigos Leôncio Severo (compositor e cantor), Juliano Gomes (músico e compositor) e muito bom cantor por sinal, e Maurício Lopes, além de todo o time de apresentadores. O melhor da música do Sul, 24hs, naquela que é a emissora regional por excelência, www.radiosul.net

E no mais, nessa noite chuvosa de Abril em Porto Alegre, bem outonal, se saúda os amigos internautas, faz-se uma "bóia" experta e pasmem, é possível assistir coisa boa na TV brasileira. Sr. Brasil com o mestre Rolando Boldrin, 22hs na TV Cultura, Canal 9 NET, reprise Canal 7 TVE, Domingo 10hs. Ih, terminou a água da cambona. Até um próximo mate!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Manhãs de Outono

Equinócio de Outono no Hemisfério Sul do planeta Terra. Falo desde Porto Alegre, e espero que todos se sintam à vontade pra cevarem um mate aqui neste espaço. Para quem não é do Rio Grande do Sul ou desconhece a expressão cevar um mate, é o ato de preparar o mate, bebida típica do Sul, não alcoólica, que acompanha muitas pessoas no princípio e/ou no final do dia, ou na hora que der vontade de preparar e tomar um mate. Que este espaço, seja um encontro pra noticiar coisas boas, informações sobre cultura, música, natureza e outras notícias que nos levem à reflexões conscientes ou a um simples riso.
Que este informativo tenha a serenidade e a pureza das manhãs de Outono do Sul, com o perfume das roupas recém-lavadas e postas nos varais de taquara a receber o límpido e sincero abraço do vento Minuano! Um bom mate a todos!

Marcos Almeida Pfeifer