segunda-feira, 12 de abril de 2010

Conhecendo o campo e seus valores

Amigos, que alegria podermos iniciar o mate dessa semana. Os raios solares do Outono "dibujando" o céu de Abril do Sul, numa época em que o zênite celeste deste hemisfério, tem sua tonalidade de azul mais bonita, para muitos observadores. Recordo-me de uma campereada nos campos do Pavão, onde está localizada a Agropecuária Santa Judite, município de Capão do Leão, RS. Meu amigo, campeiro e engenheiro agrônomo Bernardo Moreira num zaino, de nome Farroupilha, e eu no lombo de um colorado cinco salsos, percorríamos as várzeas do Pavão, quando ao mirar o azul do céu, detive minha observação naquela tonalidade celeste até então não percebida naqueles meus 22 anos de vida. Talvez despercebida, porque a tinha guardada dentro d´alma e do próprio subconsciente. Ao resplandecer minhas retinas naquela vastidão de azul, comecei a entender, por exemplo, os versos de Santos Inzaúrralde e Santiago Chalar na canção "Minas y Abril, que diz, "que cuando Díos baja en la tierra, baja en Minas y Abril. Minas, localidade do país vizinho e hermano Uruguai, onde o céu apresenta talvez más tonos de azúles, em razão da sua situação de latitude dentro do Hemisfério Sul, isto é, ainda mais ao Sul.
E recorrendo os campos da minha infância, não é que Abril era o mês com os dias mais lindos de sol e azul.
Amigos, estou escrevendo estas reflexões, também para mandar um abraço e agradecer meu amigo Bernardo pelas campereadas na Estância, onde muitas outras virão, irmão de fé, campo e alma. Um abraço do Dindo à ti e à Vanessa.
E com a sua licença amigo Eron Vaz Mattos, deixar postado neste blog, o vídeo do Teu Canto, interpretado de forma definitiva pelo Xirú e o Silvério. Os valores humanos que representam a simplicidade, a autenticidade e a dignidade do campo, do Pampa, estão ilustrados pelas pessoas, e a natureza que aparecem nesta apresentação.
Uma comunicação tão necessária e indispensável, num mundo dominado por uma mídia tão esquizofrênica.
Gracias Eron Vaz Mattos, por iluminar o planeta Terra, desde sua terra madre, Bagé!

3 comentários:

  1. Sem dúvida as colorações outonais são as mais lindas por estes pagos, Marcos. Dava gosto, em Buenos Aires, ver o contraste das folhas de plátano caindo ao chão em pleno Rio da Prata em contraste com o céu azul argentino.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E justamente nestes momentos é que se vive meu amigo Vicente Fonseca. Quando a nossa consciência percebe com alegria esses detalhes da vida, esses singelos instantes que a natureza e a terra nos presenteiam todos os dias. Ainda mais, estando em Buenos Aires, mirando o Rio da Prata. Como diz um poeta argentino, " vuelvo al Sur, como quién vuelve siempre al amor...". Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo acordar cedito nestes lindos dias de Outuno, cevar um mate lendo teu blog meu irmão, esperando a Manuelita acordar. Tua visão e sentimento pela natureza me emociona, me reconforta, me sinto inteiro neste universo .
    A Manuela acordou. Gracias hermano ...

    ResponderExcluir