segunda-feira, 19 de abril de 2010

Adentro!

Os pássaros despertam a vida na gente. Descobri isto, hoje pela manhã, por volta das 9 horas. Os sabiás e pardais que se aquerenciam nas árvores da Praça da Matriz de Porto Alegre, e no jardim da Catedral, parecem desafiar a incompreensão concreta de um grande centro urbano. Ao ouvir seu canto doce e puro, como as serenas manhãs de Outono, percebi que sua música me levava longe. Imaginei e senti, como deveria estar linda a campanha naquele momento, e nesta manhã.
Com a inspiração do cantar dos sabiás, bem-te-vis, entre outros amigos, lembrei-me de um fato que originou o nome do maior grupo de folclore da Argentina. Na província de Salta, existe o Chalchal, um arbusto cujos frutos servem de alimento para um pássaro chamado Zorzal. Este pássaro é conhecido por isso, como Chalchalero, e inspirou os jovens Victor Zambrano, Carlos Sosa, Aldo e Jose Carlos Saravia para adotar o seu nome no grupo, e levar eternamente o canto puro e genuíno da terra de Salta ao mundo inteiro.
Quando ouvi os amigos cantando por entre as copas das árvores aqui da praça, me veio a imagem do campo, junto ao gosto do mate, e não pude deixar de pensar e escrever que a natureza é ainda a nossa maior inspiração. Um bom início de semana a todos! Abaixo o link para o site de Los Chalchaleros:
http://www.loschalchaleros.com.ar/

4 comentários:

  1. Hermano querido, tua amorosidade pela natureza, me contraponta, me encanta. Escutar os pássaros em pleno centro da capital é algo inspirador, digno da melhor poesia criada na solidão de um fundo de corredor. Quando faço minhas caminhadas, busco a beira rio, encontro o vento, o barulho das aguas, o vôo dos pássaros, respiro fundo essa energia, me fortaleço.

    Não uso mp3.

    ResponderExcluir
  2. Ainda aguardo um texto especial sobre o Cofatrago de sábado e aquele lindo momento de mateada com o Guaíba ao fundo no entardecer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Daí meu cunhado véio, é isso mesmo, a felicidade e o significado da vida estão todos dias presentes na natureza e no cosmo. Mas as pessoas insistem em buscar e buscar...
    Meu amigo Fonseca, até à noite farei uma resenha digna do Cofatrago de Sábado, e aquele mate especial na frente do Guaíba. Abraços aos amigos!

    ResponderExcluir
  4. Como diriam Madruga e Florinda, "assim espero"!

    ResponderExcluir